Páginas

7.5.14

Mini pães de mel pra uma doce semana!

Olá meninas! A semana está voando, né? Estudando a gente nem vê o tempo passar...
Hoje tem uma receitinha deliciosa, e dessa vez com um gostinho da casinha da minha vovó.
Mini pão de mel que minha família adora, mais especialmente a minha mãezinha que ama 
essa delícia!


 

Nada melhor que aproveitar um tempo livre para por a mão na massa.
Sempre me divirto na cozinha, não posso negar!

Receita:
  • ½ xícara de manteiga ou margarina sem sal 
  • ¼ de xícara de açúcar mascavo espremido com uma colher (p/medir)
  • 1 ovo
  • 2/3 de xícara de leite
  • 3/4 de xícara de mel
  • 1 colher (sopa) de canela em pó
  • 1 colher (chá) de cravo em pó
  • 2 colheres (chá) de gengibre ralado
  • ½ colher (chá de sal)
  • 2 colheres (chá) de fermento em pó
  • 2 xícaras de farinha de trigo
Recheio:
  • cerca de 500 a 600 gramas de doce de leite
Cobertura de chocolate:
  • 700 grs de chocolate meio amargo 50% cacau, picados
Preparo:

Pré-aqueça o forno a 170°C.
Na batedeira bata em creme a manteiga com o açúcar mascavo. Acrescente o ovo, bata até misturar. Coloque o mel, bata novamente. Acrescente o leite, bata em velocidade baixa por 1 minuto. Raspe as bordas da tigela com uma espátula.
Acrescente o gengibre juntamente com todos os ingredientes secos peneirados.
Divida entre forminhas próprias para pão de mel, ou de empadinhas, untadas com manteiga bem amolecida (unte com pincel ) e enfarinhadas.
Dependendo do tamanho, 30 a 40 forminhas. Eu fiz 30 pequenas (cerca de 4,5 cm diâmetro) e um maior, tipo bolo ( de 12 cm de diâmetro).
Coloque numa assadeira grande e asse por cerca de 20 minutos ou até enfiar um palito e sair limpo.

Montagem:

Espere amornar para desenformar: com uma faquinha de ponta, libere as bordas e deixe esfriar em cima de uma grade, por completo para cortar e rechear com doce de leite.
Pode utilizar uma faquinha para tal, mas eu prefiro o saco de confeitar (nem precisa do bico – use o descartável e basta cortar a ponta com uma tesoura).

Após todos os pães-de-mel recheados, cubra com papel alumínio e leve à geladeira por no mínimo 4 horas para gelar e firmá-los bem (fica mais fácil para o banho de chocolate)

- Derreta o chocolate picado no microondas, numa tigela de vidro. Potência MÉDIA por cerca de 4 minutos. Retire, mexa um pouco e volte ao micro por mais 2 minutos potência MÉDIA.
Mexa bem com uma espátula e leve a tigela com chocolate para dentro de uma assadeira com água e gelo. Mexa até resfriar (teste: quando encostar o chocolate no lábio inferior e senti-lo frio, está pronto).
Retire a tigela da água, seque por baixo com um pano e leve à mesa de trabalho:

- Coloque um pão de mel recheado dentro da tigela, e com uma colher dê um banho por cima dele. Com um garfo próprio para banhar bombons (ou um garfo de dentes mais separados), levante com cuidado e dê batidinhas na borda da tigela para retirar o excesso.
- Vá colocando cada pão de mel banhado, numa assadeira grande, forrada com papel-manteiga.
- Espere o chocolate secar completamente. Se preferir, leve à geladeira por uns 20 minutos, retire e deixe secando em temperatura ambiente de 12 a 24 horas (depende do calor e umidade ambiente)

- Decore como preferir.




Só sei que não sobrou nenhum para contar a história, minha família realmente ama pãezinhos de mel, o que me deixa ainda mais feliz!

E então meninas, o que acharam da receitinha? 
Espero que tenham gostado!

Beijocas, Nath

Obs:
1. Fonte receita: Helena Gasparetto.
2. Respondendo a Tag- The Christian Music:
13) Uma música que marcou sua adolescência: (Ainda estou vivendo essa fase mas a música que eu mais gosto no momento é...) Speak Life- Tobymac.

9 comentários:

JaqueVirtual disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
JaqueVirtual disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Christiane disse...

AI Q DELICIA!!!!
EU QUERO!!!!
TRAZ PRA MIM????
BJKS

Ana Carla disse...

Hum! Que delícia Nath!
Obrigada pela sua visitinha querida!
Bjo!

Nice e Ana, temperado com carinho... disse...

Nath querida ficaram perfeitos, um mimo seus pães de mel, já salvei a receita tenho que experimentar, lindas plantinhas, bjs e um super fds, Ana ♥...

Quitiki Artesanato disse...

Nossa, deviam estar muito deli esses pãezinhos de mel Nath! Vou tentar fazer pra minha mãe de Dia das Mães! <3
Seu blog é sempre uma fofura!
Beijos,
Jerusa.

piteis da dinha disse...

Oi Nath!
Passei p/conhecer o teu blog e quem disse que eu quero ir embora?kkkk
Tive que ficar te seguindo né?
Amei esse pão de mel, ficaram lindos. As receitas da Elaine são boas demais
Parabéns pelo blog viu?
Bjssssssssss
Ah!
Se quiser me visitar, é só aparecer

Unknown disse...

Ai esse chocolate que faz tanto e tanto mal...desejo continuação de um excelente mês de Maio para ti,fica com deus e muitos beijinhos!! mundomusicaldacarolina.blogspot.pt

Sara W. disse...

Hummmm senti o sabor aqui!
Menina que delícia!!!

Vou testar sua receita, aqui em casa todos adoram!!! Minha dieta vai pro espaço kkkkk

Beijos!!!