Páginas

22.3.15

Um pouco sobre a escoliose!

Oi gente.... tudo bem?
Faz um tempinho que não posto não é?! Já estava morrendo de saudades
Mas hoje consegui um tempo livre pra colocar o papo em dia aqui no blog!

Quem já me acompanha sabe que no final do ano passado passei por um cirurgia para corrigir um desvio na coluna, a escoliose, e hoje nesse post quero falar um pouquinho mais sobre esse assunto.
Espero que gostem!

O que é?

 A escoliose é uma deformação morfológica da coluna vertebral. Assim, a coluna
realmente se torce, não somente para os lados, mas para frente e para trás e em volta do seu próprio eixo.


Causas
Idiopática : causa desconhecida (70% dos casos)
Neuromuscular: sequela de doenças neurológicas
Congênita : oriunda de uma má-formação

Tratamento

O tratamento varia de acordo com a gravidade do desvio, sendo classificado da seguinte forma:

- Curvas menores que 20°: observações periódicas clínicas e de exames de imagem de 4 a 6 meses durante a fase de crescimento.
- Curvas entre 20° e 40°: Uso de coletes que são projetados para diminuir a progressão da curva, mas não reduzir a quantidade de angulação que já está presente.

- Curvas maiores que 50°: A cirurgia para a escoliose idiopática começa a ser recomendada quando as curvas são maiores do que 40 a 45 graus e continuam a progredir, e para a maioria dos pacientes com curvas maiores que 50 graus. Essa avaliação sempre deve ser feita em conjunto com o exame físico do paciente e deve ser avaliada criteriosamente caso a caso. O objetivo da cirurgia da escoliose é reduzir a curva e evitar a progressão da deformidade.




A situação é bem delicada, afinal não é tão simples assimilar o fato de passar por uma cirurgia, mas graças a Deus tudo correu bem tanto antes quanto depois da operação!

O médico que me atendeu (Dr. Alexandre Aprille) foi super atencioso desde quando descobri a escoliose e me operou no Hospital São Camilo -SP, onde também fui muito bem atendida, e agora já quase completando 5 meses de cirurgia estou fazendo meu tratamento, muito bem, saudável e feliz!

O que vale é sempre lembrar que seja qual for a situação que você esteja passando, Deus nunca vai te desamparar, Ele é o melhor amigo que alguém pode ter e sempre esta ao nosso lado!

Espero que com esse post vocês tenham entendido mais sobre o assunto!
É isso por hoje pessoal...
Uma ótima semana para todos! =)

Beijocas, Nath

Obs: Fotos- Google

9 comentários:

piteis da dinha disse...

Oi Nath!
Que bom saber que vc está bela e formosa (KK) depois dessa cirurgia tão delicada.
Vdd querida, Deus nunca nos desampara!

Bjsss amiguinha e uma semana muito abençoada p/vcs

Andréa Santana disse...

Olá minha linda!
Bom tê-la de volta e o melhor recuperada!
Esse desvio é muito triste ainda bem que vc cuidou cedo, tem muita gente que sofre por não ter condição de fazer a cirurgia.
No Brasil pra quem não tem convênio e nem dinheiro é meio complicado.

Um grande beijo e td de bom pra ti! ♥

Ana Carla disse...

Olá Nath!!!
Obrigada querida pelo carinho de sua visita!
Qto a escoliose eu te entendo bem, pois sou fisioterapeuta de formação trabalhei 10 anos na área de ortopedia.
Fico feliz de vc ter sido bem tratada e o tratamento continuar super bem! Continue se cuidando, faça direitinho e tudo vai se resolver!
E o mais importante, é o que vc escreveu no final do post,.. Deus nunca nos desempára!
Que Jesus te abençõe!
Bjos!

piteis da dinha disse...

Oi querida, saudade de vc!
Bjssssss

Maria Ferreira N. Vechi disse...

Oi Nath
Que bom,tudo deu certo.Deus te amparou e vai estar sempre do seu lado.
Feliz e Santa Páscoa,junto aos seus familiares.
Beijos

M. disse...

Tenho duas amigas com esse problema e sofrem um bocado de dores nas costas!
Beijinhos e feliz Páscoa!

Nice e Ana, temperado com carinho... disse...

Oi Nath que bom que vc está recuperada, post super legal bem informativo, meu irmão tem escoliose, não muito acentuada, mas o suficiente para sentir dor, é realmente bem difícil pra quem tem, te desejo uma semana mega abençoada, bjs, Ana ;)...

Márcia Rocha disse...

Problemas de coluna é sempre muito doloroso (eu tenho hernias de disco... rrsrsrs). Que bom que correu tudo bem em sua cirurgia e que você está bem e de volta.
Quero aproveitar também para te agradecer pelo carinho de sempre, e pelos seus comentários em meu Blog... Muuuuiiiiito Obrigada!!!
Beijos Márcia (Rio de Janeiro - Brasil)
 
http://decolherpracolher.com

Lia disse...

Graças que sua cirurgia foi muito abençoada...e tenha certeza que estará abrigada no Senhor...Também tenho esse problema pois tive pólio, mas tenho sorte em conviver bem esse problema...Tenha uma boa recuperação, se cuide...Bjinhos no coração!!